Conhecer o tipo de solo para plantação de soja é essencial para o sucesso do plantio deste tipo de cultura pois, dessa forma, é possível compreender quais são os nutrientes que devem ser oferecidos e o tipo de irrigação.
E, por isso, é preciso estudar muito bem seu solo e entender quais são as necessidades de uma cultura específica antes de iniciar seu plantio, para que o resultado de sua colheita seja o melhor possível.
Continue lendo a seguir e conheça o melhor tipo de solo para plantação de soja, para analisar formas viáveis deste plantio e os principais cuidados na hora do cultivo.
Qual é o melhor tipo de solo para plantação de soja?
O solo correspondente ao cultivo que será semeado é um fator muito importante para o desenvolvimento da planta, pois é através dele que são retirados os principais nutrientes responsáveis pelo seu crescimento.
E, por isto, é essencial realizar uma avaliação do solo, para analisar a sua fertilidade e os principais nutrientes que fazem parte do cultivo da soja, como o cálcio e o magnésio.
De acordo com especialistas, o solo arenoso é o tipo que mais representa compatibilidade para o cultivo da soja, já que o formato apresenta cerca de 70% de areia, o que permite que os seus poros sejam maiores, dando mais espaços entre a circulação de água e ar.
Apesar de estes solos apresentarem um nível de fertilidade muito baixo, existe a possibilidade de realizar uma complementação dos nutrientes através da calagem, oferecendo grandes níveis de cálcio e magnésio para o solo.
Como cultivar a soja de forma correta?
Como vimos, a soja é um tipo de cultivo que tem preferência por solos mais arenosos, principalmente devido à liberdade de transição entre a água e o ar, permitindo que a raiz da planta receba tudo de forma completa.
Mas, para cultivar a soja e ter sucesso em seu plantio, é preciso seguir um planejamento e algumas dicas como as que serão oferecidas à seguir:
- Preparação do solo, como citados acima, incluindo os nutrientes adequados para que a soja possa se desenvolver e crescer de maneira saudável.
- Adubar a terra, para que os nutrientes presentes no solo e em sua correção sejam potencializados ;
- Siga o cronograma e o tempo de sua semeadura, respeitando a quantidade de sementes que podem ser colocadas por área;
- Faça um planejamento sobre o processo de irrigação que será adotado, para garantir que a soja se beneficie e cresça com mais força.
Conte com um sistema de planejamento eficiente
O gerenciamento rural é essencial para otimizar o trabalho na fazenda, permitindo que os proprietários e administradores tenham mais controle sobre o trabalho desenvolvido.
Mas, para contar com um software rural que saiba como realizar um planejamento detalhado, programando todos os cuidados com seu cultivo, basta acessar o www.produtoronline.com para conferir todas as possibilidades que este site pode oferecer.
O produtor online ajuda seus clientes a conseguirem organizar melhor todos os setores de sua fazenda, fazendo com que o setor administrativo e gerenciamento possam caminhar juntos de forma harmoniosa.
Além disso, o produtor consegue ainda receber orientações sobre o melhor tipo de tecnologia para investir em sua lavoura, técnicas de irrigação e muito mais.
Para aprender como lidar com o melhor tipo de solo para plantação de soja, saiba mais em Produtos Online e entenda como se programar e receber orientação dos melhores profissionais de todo o mercado agrícola.